content top

Resenha A Ultima Dama Do Fogo

Autor: Marcelo Paschoalin

Gênero: Fantasia

ANO DE LANÇAMENTO: 2010

Nº de páginas: 368

editora: LeiaSempre

ISBN: 9788590826453

Formato: 14 x 21 cm

Neste livro de Marcelo Paschoalin conhecemos Deora, uma jovem cujo passado é uma incógnita, que depois de um naufrágio acaba encontrando consigo mesma ao entrar para a irmandade de Piros. Sua mestra – Mirhaana – é a mãe, a irmã e a amiga mais preciosa que ela encontra no lar.

Em uma missão acaba conhecendo Ivoreen e levando-a consigo – única maneira de poupar-lhe a vida depois de ser obrigada a fazer uma espécie de ritual secreto em sua presença – e, ao ser iniciada nas maravilhas e bênçãos da chama, esta se torna sua pupila.

Escrito a partir de uma idéia muito criativa, o livro é bastante intenso – principalmente as partes que falam sobre a relação de Deora com a sábia Mirhaana e a intempestiva Ivoreen – e prende nossa atenção, mas apesar disso tem várias lacunas que nos deixam um pouco perdidos em dados momentos.

Ao terminar a leitura o sentimento foi de confusão. O final está de tal maneira que: ou anula o porquê do livro, pois mata a história ao cortá-la bruscamente; ou “obriga” o leitor a comprar a continuação, pois a cena congelou na parte mais tensa, apenas faltando uma página seguinte com os dizeres “continua…”.

A narrativa deixa muitas partes sem costura, como um rolo de filme antigo que foi cortado e com o tempo foi perdendo alguns de seus pedaços; boa parte do tempo é bastante previsível e há detalhes que ficam repetitivos – como o cumprimento dos irmãos da chama de Piros – outros que são extensos demais ou de menos, enfim, foi uma boa idéia que teve alguns problemas de execução.

A capa é bonita, mas o tipo de arte não é de minhas preferências.

O autor já está (devido à manifestação de leitores ansiosos) escrevendo a continuação do livro, o qual já li o primeiro capitulo e posso dizer que está começando mais amadurecido que o primeiro.

Nota de 0 a 10: 7,5



Leave a Reply